PROGRAMAÇÃO

banner6 site sbqp 710 x 250 px

O IV SBQP será realizado em 3 dias consecutivos:

19  de agosto  (quarta-feira) a 21 de agosto (sexta-feira) e constará das seguintes atividades:

  • Palestras com conferencistas nacionais e  internacionais;
  • Mesas redondas com palestrantes nacionais;
  • Apresentação oral de trabalhos de pesquisa em andamento;
  • Reunião geral do GT Qualidade de Projeto, com a finalidade de discutir as ações e atividades que estão sendo desenvolvidapelos pesquisadores do GT e  ações futuras.
  • Lançamento do livro:
    • Avaliação de Desempenho de tecnologias Construtivas Inovadoras: Manutenção e Percepção dos Usuários.                                          Orgs. Márcio Minto Fabrício e Rosaria Ono
  • Visita técnica ao Campus da UFV

* Para visualizar melhor a programação CLIQUE no quadro para ampliá-lo.

**As sessões temáticas estão disponíveis no final desta página.

 

PROGRAMAÇÃO IV SBQP 2015

Para salvá-lo com figura  CLIQUE  no quadro com o botão direito do mouse

** Para salvá-lo como pdf CLIQUE  no link abaixo

PROGRAMAÇÃO IV SBQP 2015

 

                                                         PALESTRANTES DO SBQP 2015 

ZIONA STRELITZ

INGLATERRA

Ziona Strelitz Med QDesign Anthropologist, Researcher and Strategist, educated in Social Anthropology, Town Planning and Interior Design, Ziona Strelitz works at the intersection of people, space and place, focusing on users’ experience of the built environment. Her projects encompass all spatial scales – interiors, buildings, campuses, urban settings and virtual space. In 1990, she founded ZZA Responsive User Environments, a specialist Research and Strategy practice that links social, cultural, design and management perspectives to inform appealing, sustainable outcomes, based on user needs and effective use of built resources. Ziona works with leading clients, deploying ZZA’s highly endorsed methodologies and rich empirical knowledge of locations, building types, work modes and cultural trends to steer new value propositions: www.zza.co.uk. Her studies and practice span a wide range of sectors – including government, finance, professional services, property, media, technology, police and academia. Ziona is an author, works and presents internationally, is Visiting Professor at University of Reading, serves on public panels including the UK government’s Home Office Design Panel and the Urban Panel of Historic England, and is a highly experienced judge of building and town planning awards. Her publications include: ‘Buildings that Feel Good’, ‘Why Place Still Matters in the Digital Age’, and ‘Energy People Place: Sustainable Urban Paradigm’.

 

ARQUITETO GUSTAVO PENNA

IMG_5441-255x380Gustavo Penna é arquiteto, urbanista e diretor do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados, instalado, desde 1973, em um casarão centenário no centro da capital mineira. Dali saem, sob a regência de seus traços, projetos como o Museu de Congonhas em Minas Gerais, Monumento à Liberdade de Imprensa, em Brasília, e as sedes da Rede Bandeirantes em Belo Horizonte e São Paulo. Seus projetos arrebataram prêmios e concursos nacionais e internacionais como, por exemplo, o World Architecture Festival e Architizer. Penna optou pelo ‘simples’, conferindo às suas obras uma perspectiva histórica e poética, visivelmente humana e sempre em diálogo com o espaço. Em 42 anos de carreira, foi além das pranchetas para lecionar na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, de 1977 a 2009. É também sócio honorário da ABCEM (Associação Brasileira da
Construção Metálica), e atualmente se tornou membro do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral. Poeta da mineiridade, amante das montanhas e da ‘interiorização’ que elas evocam, Penna aprendeu com Guimarães Rosa que quão mais profunda a nossa essência, mais universa nos tornamos. Isso explica porque seu trabalho repercute no mundo inteiro e é sempre publicado em revistas nacionais e estrangeiras.  Merecem destaque a italiana Abitare, a inglesa, Monocle e as americanas Architectural Digest e Interior Design.  Já foi exposto no Instituto Francês de Arquitetura e na Bienal de Arquitetura de Veneza e abordado em palestras e seminários dentro e fora do País. No rol de suas referências intelectuais e artísticas circulam escritores como Carlos Drummond de Andrade, Hélio Pelegrino, Fernando Pessoa e Ítalo Calvino, além do escultor e amigo Amílcar de Castro – maior influenciador do seu trabalho. Ao lado de toda essa ‘bagagem’, Penna cultiva ainda a peculiar habilidade de imitar sabiás e pássaros-pretos, seja em casa, no escritório ou em qualquer esquina do mundo.

 

ALINE  WERNECK BARBOSA DE CARVALHO

Foto Aline 2Engenheira Arquiteta pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1979). Possui mestrado (1995) e doutorado (2000) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), na área de Estruturas Ambientais Urbanas e sub-área Planejamento Urbano e Regional. Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, nos períodos de março de 1992 a fevereiro de 1993 e de março de 2001 a março de 2005. Coordenadora do Curso de Especialização em Planejamento Municipal da Universidade Federal de Viçosa no período de janeiro de 2001 a janeiro a 2002. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, de agosto de 2010 a agosto de 2014. Atua na área de ensino de projeto arquitetônico e urbanístico e de habitação. Desenvolve trabalhos de extensão e pesquisas nas áreas de planejamento urbano, descentralização de políticas públicas e habitação.

 

 

SILVIO BURRATINO MELHADO

silvioburrattinomelhado_31500 (1)Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1984), cursou mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Civil, também pela Universidade de São Paulo (1994), além de ter realizado pós-doutoramentos na França, no Canadá e na Inglaterra. Atualmente é livre-docente e Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Construção Civil, com ênfase em construção de edifícios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do processo de projeto, gestão de empresas de projeto, gestão da qualidade, sistemas de gestão e certificação de sistemas.

 

PATRÍCIA E. F. GOMES  BARBOSA

FOTO PARA CONCRESSOGraduada em Arquitetura e Urbanismo – FUMEC. Especialista em Engenharia de Produção Civil pela FUMEC. Mestrado em Construção Civil  pela UFMG. Sócia-diretora da PgB Arquitetura, Consultoria e Negócios que presta serviços de Gerenciamento de Projetos para a Construtibilidade e atendimento da Norma de Desempenho. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos e Desempenho (UFMG). Avaliadora de Artigos da Revista Gestão & Tecnologia de Projetos. Professora do curso de Especialização em Construção Civil da UFMG. Professora do Curso da Pós-graduação em Gestão de Projetos de Engenharia da UNI – BH. Professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. Auxiliar de Coordenação do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

 

JOYCE CORRENA CARLO

downloadPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) , especialização em Análise Urbana pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina e é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa desde agosto de 2009. Tem experiência na área de Arquitetura Bioclimática, Eficiência Energética e Simulações Termo-energéticas e de Iluminação, tendo realizado consultorias e projetos arquitetônicos. Ministra disciplinas nas referidas áreas, tanto para graduação quanto para mestrado. Participou da elaboração dos regulamentos de etiquetagem de edifícios do Inmetro. É atualmente especialista em eficiência energética de edificações para acreditação de organismos de inspeção pelo Inmetro e participante da Rede de Eficiência Energética de Edificações e da Secretaria Técnica do PBE Edifica.

 


FLÁVIO PAULINO DE ANDRADE E SILVA

 Graduação emflavio paulino 2 Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Mestrando em Construção Civil – Gestão de Projetos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Gestor Nacional de Projetos e Orçamento da MRV Engenharia e Participações S/A. Membro do comitê técnico da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) representando a MRV. Experiência em gestão de projetos, planejamento e orçamento de empreendimentos residenciais. Atualmente responsável também pela implantação do BIM e da norma de desempenho na MRV.

                                 

 

 SESSÕES TEMÁTICAS: APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS

    Os números dos trabalhos são os mesmos da submissão no EASYCHAIR.

* Para visualizar melhor as sessões  CLIQUE no quadro para ampliá-lo.

QUADRO SESSÕES TEMÁTICAS SBQP 2015

Para salvá-lo com figura  CLIQUE  no quadro com o botão direito do mouse

** Para salvá-lo como pdf CLIQUE  no link abaixo

SESSÕES TEMÁTICAS IVSBQP 2015

Endereço

Universidade Federal de Viçosa  – Campus Viçosa
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Av. PH Rolfs, s/n – Viçosa/MG
CEP: 36580-900

 

100_0468    logo_dau_color     adcdae74f66a_figura7_italo    brasao_ufvb      UFV DA LADEIRA

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress